Artigos-2021

Elison Dantas
Head Coach de Wrestling, Faixa preta de Judô e Preparador Mental de Atletas.

All American de Judo 2004 - Universidade de Oklahoma, Formado na Universidade de Oklahoma em International Area studies - 2008. Primeiro Brasieiro membro de uma equipe de Wrestling na NCAA, membro do USA Wrestling, e preparador mental de atletas olímpicos.

Artigo: “O silêncio como um gatilho para iniciar o alto foco - Flow.”

O SILÊNCIO TEM TUDO HAVER COM O ESPORTE! VOCÊ OUVIU FALAR EM UM BOXEADOR CHAMADO ROCKY MARCIANO? E SEUS QUATRO ANOS INVÍCTO, 1952-1956. SILÊNCIO PONTENCIALIZA O FLOW - ALTO FOCO!
O NOME DESSE ATLETA ERA ROCKY MARCIANO

ROCKY MARCIANO O INVENCÍVEL

Como explicar um Lutador que foi invicto por 4 anos, onde venceu 49 lutas em quatro anos, e dentre dessas 49 lutas, 43 lutas foram por Knock out. Ainda hoje Rocky Marciano detém esse recorde.

O MONGE BOXEADOR!

Rocky Marciano foi apelidado de Monge, isso mesmo. Ele foi chamado de Monge por um repórter que acompanhou os seus treinos. A Rocky adotava o voto do SILÊNCIO, ele se mantinha em silêncio, como um Monge, quando iniciava um treinamento de campo por três meses! Isso mesmo! De acordo com o repórter que acompanhou ele durante uma preparação:

“Rocky se isolava do mundo, e até da sua esposa e de sua família, ele não recebia cartas, ou telefone, ou recados, e ia cortando a comunicação de acordo com a contagem regressiva para a competição, também durante o treinamento de campo não tinha qualquer outro assunto, ou fofoca, tudo era focado na vitória, e nem se quer era mencionado o nome do seu oponente durante o treinamento de campo, no dia da luta, Rocky ficava praticamente incomunicável,” ( Joe Carol Oats) , o Reporter chamou o treino de “ treinamento monastérico”.

Anos depois, Sylvester Stallone teve um forte impacto emocional, entrou num estado Flow - ALTO FOCO se inspirou no Rocky Marciano, e escreveu o script do Filme Rocky Balboa.

O mesmo Joe C. Oats, também reportou que:

“quando Rocky Marciano treinava boxing batendo num saco de areia, ele visualizava o oponente dele fazendo o mesmo, porém atrasado, e quando Rocky corria, o mesmo visualizava o seu oponente perdendo a corrida, ou seja, atrás dele…”

Até uma semana antes da luta, o Boxeador Marciano chegava a deixar de apertar as mãos de alguém ou até pegar uma carona de carro com algum amigo, e assim isolando cada vez mais do mundo externo, e criando um FLOW INTENSO!

O SILÊNCIO ALÉM DE POTENCIALIZAR A REGENERAÇÃO DO CÉREBRO, TAMBÉM POTENCIALIZA O ESTADO FLOW.

AGORA PODEMOS UM POUCO DESCONFIAR DE ONDE SAIU TAMANHO RECORDE REALIZADO PELO O ROCKY MARCIANO!

O SILÊNCIO É DOURADO E BATE RECORDES.

Elison Dantas 

MSc. Angel Torres Aldama
Especialista em Lutas para o Esporte de Alto Rendimento.

Head Coach, Confederação Brasileira de Wrestling. Especialista em Lutas para o Esporte de Alto Rendimento. Licenciado em Cultura Fisica e Esportes. “Gloria do Esporte Cubano”. Atleta da Seleção Nacional de Lucha Grecorromana de Cuba.,por mais de dez anos. Multicampeão Nacional de Cuba, Campeão dos Jogos Centroamericanos, Vice Campeão da Copa do Mundo.

Artigo: “O Estilo Greco-Romana no Wrestling do Brasil”

 “O estilo Greco-romana no Wrestling do Brasil”

O estilo Greco-romana, é sem dúvidas o estilo mais antigo dentro das competições do Wrestling Olímpico, e começou sua participação desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos, em Atenas, Grécia, 1896.

No Brasil ainda não contamos com uma grande e aceitação pela maioria dos praticantes, e além de outros fatores como a prática do Wrestling como esporte auxiliar ou complemento no treinamento de outras modalidades de combate como o MMA com grande aceitação dentro e fora do Brasil.

No MMA, erroneamente na maioria dos casos se pratica apenas o estilo Livre, elemento que certamente pode chegar a ser contrastante, pois se fizéramos uma analises profunda sobre este esporte, (MMA), veríamos que tem muitas posições e elementos técnico-taticos estratégicos do estilo greco-romana, sem deixar de prestar atenção claro no estilo livre, pois dependeria basicamente das caraterísticas e condições dos adversários, o que sem dúvidas implicaria a pratica de ambos os estilos.

Mesmo assim podemos dizer que no longo destes anos temos resultados satisfatórios e relevantes a nível Sul-americano e Panamericano, com os poucos atletas que tem aceitado a pratica deste estilo, obtendo medalhas nas categorias cadetes, júnior e sênior, categoria nesta última categoria além da obtenção de medalhas, ficamos várias vezes entre os três primeiros colocados por países na classificação geral em várias edições dos campeonatos Panamericanos. No entanto devemos sinalizar que não existe uma estrutura de base de uma pratica diferenciada dos diferentes estilos no Brasil o que dificulta gradualmente o desenvolvimento, sobre tudo no estilo greco-romana, que nos deixa em desvantagens em relação aos outros países da área do continente americano e do mundo, nos quais a lógica do desenvolvimento indica a pratica diferenciada desde as categorias de base, ou especialização precoce para a obtenção de melhores resultados a longo e mediano prazo nos processos de ensino -aprendizagem . Na área do continente Panamericano os países com maior desenvolvimento e resultados neste estilo são: Cuba, Estados Unidos, Venezuela, e a Colômbia, com alguns destaques individuais para outros países como Equador e Mexico, entre outros, nos diferentes eventos e categorias competitivas.
Na atualidade no Brasil contamos com um pequeno grupo de atletas que se dedicam à pratica sistematica deste estilo, em alguns estados, mas não contamos com uma estrutura bem consolidada, ou organizada para enfrentar os grandes desafios internacionais futuros.

Introduzida nos Jogos Escolares da Juventude em 2019, a modo de exibição praticamente, constituiu um passo de avanço, mas realmente não significou um adiantamento nas exigências para o futuro desenvolvimento deste estilo no Esporte de Alto Rendimento pois como comentado anteriormente, se deve realizar um processo mais direcionado e diferenciado desde os inícios na pratica do Wrestling, e assim aperfeiçoar os programas de ensino aprendizagem das categorias de base, mas para isso primeiro devemos trazer para consideração algumas diretrizes que vão nos permitir chegar até o um nível de organização e controle técnico- tático da modalidade em questão dentro das quais poderíamos fazer menção a algumas como:

a) - Capacitação e qualificação de treinadores e técnicos para a especialização no trabalho do estilo greco-romana, (coisa que não temos ainda no Brasil).

b) -Implantação de um programa nacional de ensino-aprendizagem do estilo greco-romana.

c) - Promover, convocar e atrair os atletas para a pratica deste estilo desde as categorias de base e iniciação.

d) - Inclusão do estilo greco-romana nos Jogos da Juventude e outros eventos nas categorias de base como um estilo individual. (Não permitir a participação de atletas do estilo livre nas competições de greco-romana ou vice-versa).

e) - Não permitir as inscrições de um mesmo atleta nos dois estilos para participar em competições nacionais em qualquer uma das categorias ou faixas etárias competitivas.

Sabemos que resulta as vezes difícil e complicado, e quem teremos grandes contratempos em relação com algumas destas diretrizes, até pelas mesmas dificuldades para realizar os diferentes programas necessários para cumprimentar com os objetivos do trabalho neste sentido, além de outras questões como a grande extensão territorial do Brasil, e os interesses individuais dos diferentes Estados e dos atletas, mas podemos afirmar que realmente se conseguíssemos algum dia chegar perto dessa realidade então daríamos um avanço real no desenvolvimento e futuros resultados internacionais deste estilo no Brasil.

MSc.Angel Torres Aldama 

Marcos Timóteo Rodrigues de Sousa
Árbitro CBW e Treinador WEFA

Árbitro Nacional I pela CBW. Treinador de Greco-Romana pela Equipe de Guarulhos, SP. Pós-Graduado em Fisiologia do Esporte pela Unicid. CREF: 074525-P/SP. Pós-Doutor em Engenharia Civil pela Unesp/SP e UFF/RJ. Professor da UNG (Universidade Guarulhos, SP).

Artigo: "A luta Greco-Romana (Wrestling)"

A luta Greco-Romana (Wrestling)

Segundo THOMPSON (2001) a Luta Greco-Romana é um esporte de combate que confronta dois atletas do sexo masculino que tentam ganhar o controle sobre o seu oponente através do uso de técnicas de controle de braços e tronco. Os golpes só podem ser executados por meio da parte superior do corpo, com o objetivo final de fixar os ombros e escapulas do oponente para o chão, conhecido como touché (do francês encostamento). Se um lutador conseguir aplicar o touché será proclamado vencedor, caso contrário, a luta prossegue até o final do tempo regulamentar e o vencedor é decidido de acordo com os pontos técnicos marcados (UWW, 2016).

O Wrestling foi introduzido no programa dos Jogos Olímpicos antigos em 708 a.C. Com exceção do Olympic Paris em 1900, a Greco-Romana tem sido parte do programa de todos os jogos olímpicos modernos desde a sua introdução em 1896. A atual regra da Greco-Romana possui 4 tipos de pontuação. As punições, ganhar as costas no chão e sair do tapete vale um ponto. As quedas no qual o atleta não expõe as costas e os rolês valem dois pontos. As quedas no qual o atleta expõe as costas valem quatro pontos. Os suplés valem cinco pontos. (MARTEL, 1993:3).

A Luta Greco-Romana, como o Freestyle (livre), possui atletas em todos os Continentes que treinam e competem em níveis: Mirim, Cadete, Junior, Sênior e Master. Atualmente a Luta Greco-Romana Sênior, possui as categorias de peso: 59kg, 66kg, 71kg, 75kg, 80kg, 85kg, 98kg e 130kg, sendo apenas os pesos 71kg e 80kg não olímpicos.

Como exemplo, exibimos a figura 1, no qual mostra um dos combates do atleta russo Davit Chakvetazde passando por várias etapas até chegar à medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Este atleta competiu na categoria 85kg.

A Luta Greco-Romana, como uma das atividades esportiva e marcial mais antigas e muito praticadas em todas as partes do Mundo, merece ser analisada e debatida em sua plenitude teórica e prática. Os treinos diários devem ser levados à sério, para competidores e não competidores, pois, o hábito da prática esportiva enobrece uma vida saudável. Normalmente os treinos diários se dividem em: técnico, tático, físico e psicológico. Dentre outros temas que envolvem a Luta, há uma grande necessidade de expandir os debates e diálogos de metodologia de treinos e estudos acadêmicos deste esporte. 

#EquipeCampeã!


Acompanhe nossas atividades
nas Redes Sociais



Sede Social 

Rua Carlos Gomes, 22

Campo Grande, Santos-SP

contato@adesequilibrium.org.br

+55 (13) 98801-3862


Informações

A ADES Equilibrium, sob o CNPJ 08.678.490/0001-91
Filiada: Federação Paulista de Judô - FPJ; 
Confederação Brasileira de Judô - CBJ;
Federação de Wrestling do Estado/SP - FEWSP;
Confederação Brasileira de Wrestling - CBW;
Comitê Brasileiro de Clubes - CBC;
Inscrita no Cadastro Estadual de Entidades - CEE.





© 2023 Todos direitos reservados a ADES Equilibrium